Por que devo criar um site para minha empresa

Por que devo criar um site para minha empresa

Em um mundo onde tudo depende da internet, você precisa ter um site para a sua empresa. Segundo o próprio Google, existem mais de 130 trilhões de endereços na web e 50% das buscas são feitas pelo smartphone.

Estes dados mostram a importância de ter um site mobile e que seja otimizado para estar entre as 3 primeiras posições, afinal são 130 trilhões de concorrentes.

Se você não possui nenhuma estratégia de marketing digital para sua empresa ou nem sequer possui um site, vou mostrar qual a importância e às milhares de oportunidades que você está perdendo.

Neste artigo criado pela Enium, vamos ver juntos os principais benefícios da criação de sites para negócios.

Por que devo construir um site para minha empresa?

Se você está se perguntando “Por que devo me preocupar com a criação de site para minha empresa? – e ainda não encontrou uma resposta, vou te mostrar através de números.

Em setembro de 2018, o Paypal e a Ipsos identificaram R$45,8 bilhões em vendas onlines. Já as compras via celulares devem alcançar os R$103 bilhões em 2020. A pesquisa pode ser lida na íntegra na Forbes.

Para quem possui e-commerce, o Google estima que o faturamento irá dobrar até 2012, alcançando os R$85 bilhões.

E como se destacar entre trilhões de empresas, garantindo que seu site seja um sucesso em vendas?

Como ter um site de sucesso?

Embora especialistas como o norte americano Brian Dean do Backlinko, tenham listado aproximadamente 200 fatores para ranquear seu site, vamos listar os principais que são citados pelo próprio Google.

Deixe seu site rápido

Em diversos lugares do mundo, o acesso a internet ainda é precário, ainda mais quando falamos do 3G, 4G e 5G. Por isso, quanto mais leve for o seu site, mais próximo do topo ele estará. Lembre-se, o Google quer sempre oferecer a melhor resposta para o usuário.

Crie um site responsivo e mobile friendly

Como você observou, grande parte dos usuários acessam via celular, por isso seu site deve estar preparado para se adaptar aos diversos tipos de tela, além de oferecer opções especiais para os usuários de smartphone. Lembre-se, quanto menos o usuário tiver que pensar, melhor para sua empresa.

Organize os menus

A pior coisa é você entrar em um site e não conseguir identificar rapidamente onde está a opção que você deseja. Organize os menus de forma em que o usuário acesse o conteúdo, com no máximo 3 cliques.

Mantenha toda a estrutura do site organizada em categorias com palavras-chaves que sejam relacionadas entre si. Facilite a vida dos robôs do Google, assim ele lhe colocará nas primeiras posições.

Otimize as imagens

Imagens em alta resolução são excelentes, porém não esqueça de otimizá-las. Em um celular, não é preciso deixar a resolução em 1920×1080. Além da capacidade da tela ser menor, você só irá dificultar a navegação do usuário.

Não se esqueça de configurar as tags “Alt”, elas são responsáveis por manter a descrição das imagens, para facilitar a navegação das pessoas cegas.

Seja acessível

Pense no perfil do seu público,mas não esqueça de garantir a acessibilidade do seu site. Opção de audiodescrição, botões mais largos na versão mobile, UX Write e UX Design, são estratégias obrigatórias para o seu site.

Utilize títulos atraentes

Faça teste A/B com diversos títulos diferentes, seja nas redes sociais, no site ou na SERP, o objetivo é entender quais palavras aumentam a taxa de cliques(CTR) do seu site.

Crie uma identidade visual

Se você quer se destacar entre os concorrentes, não esqueça de criar uma linguagem visual que impacte o seu público. Se todas as empresas utilizam imagens de bancos gratuitos e sem tratamento, você deve encontrar uma forma de se destacar.

Lembre-se: Você precisa estar em primeiro na mente do seu consumidor.

Segurança sempre!

Listamos tudo que um site de sucesso precisa ter, porém deixamos a segurança por último, pois mesmo o Google deixando claro que sites que não utilizam o SSL(https) serão punidos, muitas empresas ainda não o utilizam.

Então instale o SSL, é rápido e barato.

Tenha um site em WordPress

A grande vantagem de ter um site em WordPress, é que mesmo sem experiência, você será capaz de gerenciá-lo. Basta contratar uma empresa para criar um site profissional e deixá-lo da forma que deseja.

Entenda as vantagens de um site WordPress para o sucesso do seu negócio.

Interface simplificada

O WordPress possui uma interface intuitiva que irá facilitar a sua rotina diária. Todos os menus ficam facilmente visíveis, além da plataforma receber atualizações constantes.

Variedade de plugins

Atualmente há uma infinidade de plugins que podem ser utilizados em seu site, seja para implementar o Google Analytics ou para adaptar sua página para mobile, o WordPress oferece inúmeros recursos que facilitam as tarefas dos administradores.

Vale ressaltar que os plugins devem ser utilizados com cautelas, pois quando usados em excesso, podem deixar o seu site mais lento. Uma empresa que é especializada na criação de sites, avalia quando deve otimizar diretamente no código ou quando o plugin é a melhor opção.

Facilita o trabalho do profissional de SEO

O profissional de SEO é responsável por garantir que seu site atenda a todas as exigências do Google, aliás muitas das otimizações são descobertas por outros especialistas, afinal o Google não revela todos os seus segredos.

Este profissional irá garantir que seu site ficará mais rápido, estará com todas as urls corretas, se os links estão sendo utilizados de forma correta, se as descrições das imagens realmente estão ajudando os usuários, entre outros detalhes que já foram citados.

Este tipo de estratégia será responsável por garantir que seu site alcance às primeiras posições. Porém, vale ressaltar que osresultados irão aparecer nos primeiros 90 dias, afinal é preciso levar em consideração que o Google atualiza o seu algoritmo diariamente.

Este é um gráfico do SEMrush Monitor, que avalia a volatilidade da SERP diariamente. Ele comprova que diariamente há mudanças no algoritmo e seu site deve estar preparado.

Sua empresa ainda não possui um site? Tem alguma dúvida sobre como adaptar o seu site para mobile? Deixe suas dúvidas nos comentários que iremos ajudá-lo(a).  

William Mendes é Redator com experiência em diversos setores. Atualmente compartilha os seus conhecimentos em marketing digital e SEO, em sites especializados no segmento.

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