Hospedagem de site: o que é e para que serve?

Hospedagem de site: o que é e para que serve?

Hospedagem de site consiste em um serviço de armazenamento de site disponibilização deste na internet. Em síntese, pode-se dizer que o serviço de hospedagem possibilitará que o site seja visualizado por um período de 24h por dia em todo o mundo.

É fundamental também entender as diferenças entre hospedagens de sites e domínios antes de desenvolver o seu primeiro site. Vamos a estes conceitos. Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. Já a hospedagem de sites é um serviço que lhe permitirá publicar seu site em um servidor, assim, será possível que seu site fique disponível para acesso na web em todo o mundo.  O nome de domínio foi pensado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem estes domínios teríamos que memorizar uma sequência de números, os denominados IP, o que tornaria tudo mais difícil e complicado, não é mesmo?

Os planos de hospedagem permitem ainda que você utilize e-mails personalizados com o seu nome e domínio, garantindo muito mais visibilidade, por exemplo, [email protected]ínio.com.br. Outros serviços também podem estar associados ao seu plano de hospedagem, por exemplo, os bancos de dados, as estatísticas de acesso, os construtores de site, entre diversos outros aspectos.

É preciso se atentar aos conceitos de hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada. A hospedagem compartilhada consiste em um serviço no qual um serviço é compartilhado entre diversos cliente ao mesmo tempo. É importante salientar que esse é o serviço de hospedagem mais utilizado. As suas principais vantagens são:

  • Investimento: baixos custos com planos a partir de R$19,90/mês.
  • Fácil de usar: o servidor possui uma pré-configuração e sua empresa de hospedagem cuidará de qualquer tipo de manutenção e atualizações de segurança para você.

Também podemos citar algumas desvantagens deste tipo de hospedagem, que são:

  • Recursos compartilhados: por se tratar de uma hospedagem compartilhada, você estará dividindo o mesmo servidor com outros clientes, ao invés de utilizar um servidor somente para o seu site.

Já a hospedagem dedicada consiste em um serviço no qual você terá um servidor inteiro e todos os seus recursos destinados somente para o seu website. As principais vantagens deste tipo de hospedagem são:

  • Flexibilidade e personalização: escolha do hardware (memória, espaço em disco, processador) exato e as especificações do sistema operacional que atende as suas necessidades.
  • Recursos dedicados e desempenho garantido: os clientes não compartilham seus recursos de servidor com mais ninguém.
  • Controle total: os clientes têm acesso ao root completo para seus servidores e pode configurar e ajustar sua configuração para atender as suas necessidades.

Este tipo de hospedagem também apresenta algumas desvantagens, que você poderá conferir a seguir:
Conhecimento técnico prévio exigido: é de responsabilidade do cliente gerenciar e configurar o cloud server.

Previous 4 passos na criação de sites que você precisa seguir se quiser ter sucesso!
Next Como contratar PABX virtual?

About author

You might also like

Tecnologia 0 Comments

Como contratar PABX virtual?

Atualmente as empresas precisam se modernizar para se tornarem competitivas ao mercado atual, onde até mesmo a aquisição de um PABX Virtual, pode fazer com que você se destaque. Mas,

Tecnologia 0 Comments

4 passos na criação de sites que você precisa seguir se quiser ter sucesso!

Já reparou nas pessoas que estão à sua volta? Pare e dê uma olhada. Repare que a maioria delas estão navegando em seus smartphones, tablets ou notebooks e a qualquer

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply